A geração de energia das usinas fotovoltaicas no Brasil aumentou 52,6% em maio em relação ao mesmo mês de 2021, apontam dados da Câmara da Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Foram registrados a produção de 1.1676 MW médios, contra 764 MW médios no mesmo período do ano passado.

blue solar panel lot

A fonte solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis na matriz elétrica brasileira e se aproxima rapidamente do total de potência instalada das usinas que usam biomassa como fonte principal.

Segundo a ABSOLAR, a energia solar já encaminhou ao Brasil mais de R$86,2 bilhões em investimentos novos, cerca de R$22,8 bilhões de arrecadação aos cofres públicos e originou mais de 479,8 mil empregos reunidos desde o ano de 2012. Além disso, a energia solar também evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de energia.

De acordo com o presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o Brasil foi um dos mercados líderes do mundo na instalação de novos sistemas solares em 2021, tendo adicionado 5,7 GW (gigawatts) ao longo do ano, considerando a soma das grandes usinas fotovoltaicas com os sistemas de geração própria de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos (geração distribuída).

O setor espera um crescimento acelerado este ano nos sistemas solares em operação no Brasil, especialmente os sistemas de geração própria solar, em decorrência sobretudo da entrada em vigor da Lei nº14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia.

“É o melhor momento para se investir em energia solar, justamente pelo período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023”, afirma Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Segundo Koloszuk, além de competitiva e acessível, a energia solar é rápida de instalar e ajudar a aliviar o bolso dos consumidores, reduzindo em até 90% seus gastos com energia elétrica. “Energia elétrica competitiva e limpa é fundamental para o país recuperar a sua economia e conseguir crescer. A fonte solar é parte desta solução e um verdadeiro motor de geração de oportunidades e novos empregos”, conclui o presidente do Conselho.

 

Você vai querer ficar de fora? Junte-se a esses números e comece a economizar agora mesmo. Entre em contato conosco.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?