Atualmente o uso de formas de produção de energia renováveis e ecológicas tem sido cada vez mais difundido, sendo desde eólica a biomassa, tendo como a favorita entre os cidadãos e áreas residências a solar, uma vez que ela é barata e de fácil acesso.

COMO ELA TEM AVANÇADO?

Como informado pela associação, o Brasil teria ultrapassado em setembro a marca histórica de 20 GW de potência instalada. Isso somado às usinas e sistemas de geração própria equivalem a 9,6% da matriz elétrica brasileira. Tendo aproximadamente 1,2 milhões de sistemas solares residenciais instalados.

Renault Kwid E-Tech - foto: Divulgação

MOTIVOS

“Uma boa parte desse aumento pode ser associado à lei 14.300, que entrará em vigor no ano de 2023, que irá reformular a forma com a energia solar é cobrada no Brasil, com a taxação de novos componentes na conta de luz/energia. Essa lei não afetará aqueles que fizerem a instalação de um sistema fotovoltaico antes de seu período de início até 2045.

Caso queira entender um pouco mais da lei 14.300, temos um blog que discute e informa sobre o tema e sugerimos lê-lo, para aqueles que não conhecem a lei a fazerem o mesmo. Mas, a princípio, esse é o momento ideal para realizar um projeto fotovoltaico.

Reprodução/ Eviation

PRAZO DAS CONCESSIONÁRIA

Porém, agora nos encontramos em um dilema, o prazo ideal para a realização de um projeto fotovoltaico está chegando ao fim, não se engane a tecnologia ainda há de progredir, porém, o período de atividade da lei 14300 e suas novas cobranças estão batendo na nossa porta.

Isso significa que caso não efetue esse projeto com uma empresa em prazo de urgência você perderá grande parte de seus benefícios, sendo ela uma boa fração da economia gerada pela energia solar.

Mas aí fica a pergunta “Tenho quanto tempo para efetivar um projeto?”, afinal ninguém gostaria de se manter de fora do uso de uma tecnologia tão produtiva em seu auge.

Tendo como prazo para entrega do parecer de acesso de microgeração de até 30 dias(um mês) e para minigeração um prazo de 60 dias(dois meses). E somente após a aprovação da documentação, as condições técnicas e comerciais definitivas serão apresentadas pela CEMIG na emissão do parecer, que garante a reserva de carga e/ou da geração.

Sendo que apenas com o parecer favorável, com validade de 120 dias, o Cliente estará autorizado a executar a implantação da central geradora.

waldemar-brandt-GjAKNK4ocRc-unsplash

O QUE DEVE SER FEITO?

t1 azul

Nos procure já para salientar mais dúvidas e darmos início ao processo de seu projeto!

A EJEL se encontra plenamente disposta a te ajudar nesse momento, possuindo membros extremamente capacitados para atendê-lo e encaminhar um projeto de qualidade, seguindo todas as normas de segurança.

Invista no futuro, contrate uma empresa júnior. A EJEL está pronta para te atender. Entre em contato conosco.