O termo Internet das Coisas parece um tanto quanto “errado”, mas esse é como denominamos uma rede de dispositivos conectados. Vindo do inglês Internet of Things, a IoT abrange todo e qualquer equipamento do nosso dia a dia que possa se beneficiar com a conexão à internet, seja em nossas residências, instituições e empresas.

Mark Weiser (1952 - 1999)

O conceito de conectar objetos foi estabelecido por Mark Weiser, um dos maiores gênios da ciência da computação em 1991.

Entretanto, foi o engenheiro Kevin Ashton quem propôs essa expressão em 1999, ele dizia que com o passar dos anos a conexão instantânea seria algo necessário em nossas rotinas por conta da limitação do tempo.

Ashton não estava errado, hoje não nos vemos sem um smartphone, smartwatch, Wi-fi e agora a rede se entende a nossas televisões, aspiradores de pó, geladeiras, elevadores, automóveis, entre tantos outros dispositivos do nosso cotidiano.

Kevin Ashton (1968, 53 anos)

Sendo assim, a Internet das coisas é uma grande aliada da automação residencial.

Está na garantia de segurança, possibilitando a conexão de sensores, alarmes, câmeras do sistema de vigilância e centrais de incêndio.

Também na redução de despesas e desperdícios, na parte elétrica com iluminação e ar-condicionado e no consumo de água e limpeza.

Com a imersão dessa tecnologia, a automação industrial também foi beneficiada, essa que tem por um dos seus objetivos dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas, diminuindo possíveis esforços humanos gastos na execução de determinadas atividades dentro de uma operação.

A IoT implementada nas indústrias cria oportunidades de geração de receita, aumenta a eficiência operacional, além do gerenciamento e armazenamento de dados.

Já vimos que nossa casa e indústrias estão conectadas e a previsão é que esse ramo continue a crescer, com isso aumenta-se a necessidade de sistemas de segurança de dados mais eficientes, visto que tanta inovação gera uma alta exposição ao usuário.

Logo teremos trilhões de dispositivos conectados ao longo de toda a cidade, então é importante estar sempre cuidado dos seus dados e optando por dispositivos mais confiáveis.

E esse futuro não está tão longe, dado que a rede 5G já é uma realidade, com a constante evolução das tecnologias, é fundamental que fábricas e empresas incorporem suas instalações e equipamentos para se manterem competitivas no mercado e nós acompanharmos esses avanços.

Nossa empresa já conta com os serviços de automação, venha conhecer e não seja um desconectado nas cidades inteligentes!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?