como essa tecnologia tem avançado?

O avanço obtido pela tecnologia de energia solar se tornou muito significativo no país. Uma tecnologia que teve seu início no Brasil em 2011, na construção da usina de energia solar de Tauá, agora é a terceira maior fonte da nossa nação. Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade instalada chega a 16,4 mil megawatts.

Esse avanço se torna muito evidente no Rio Grande do Sul, com a capacidade instalada no encerramento do primeiro semestre chegou a 1,31 mil MW, conforme a Absolar, um crescimento de 70% em um ano. Um aumento esperado já que devido à Lei 14.300 terá efeito a partir de janeiro de 2023, quando começará a ser gradativamente diminuído o subsídio a quem instalar novos sistemas. 

o que está reservado para ela no futuro?

Ainda assim, essa é uma fonte de energia extremamente benéfica para empresas, cidadãos e para o nosso planeta, uma vez que é uma forma limpa de gerar sua própria energia, fornecendo o excedente para sua concessionária, dessa forma garantindo créditos de energia que serão descontados na sua conta. O que é de grande importância, uma vez que o custo da energia elétrica vem subindo constantemente, com a energia variando 21,21% em 2021. 

Ainda por cima, os gastos feitos para a instalação de painéis solares, em um longo prazo se paga, em forma de economia com as contas de luz. Porém, como dito anteriormente, isso mudará um pouco com implementação da nova Lei (Lei 14.300),mesmo assim, caso você faça um projeto fotovoltaico ainda esse ano as mudanças não o afetarão por um bom tempo. 

Tendo isso em mente, a EJEL sugere que, caso se interesse pelo assunto, se comunique conosco. Assim podemos lhe garantir o acesso a essa grande tecnologia que vem e que crescerá mais no futuro.  

Invista no futuro, contrate a EJEL. Entre em contato conosco.