Você sabe se sua casa, estabelecimento ou empresa está com a iluminação adequada? 

Se te perguntassem o que é um projeto luminotécnico, você saberia responder?

Nesse blog vamos falar sobre esse tipo de projeto e como ele pode ser um aliado para sua economia e conforto!

Luminotécnico, o que é?

Uma iluminação adequada e estratégica faz total diferença em um ambiente, seja ele, empresarial, residencial e ou de lazer. Com uma iluminação projetada adequadamente para cada ambiente trazemos sensações como, bem estar, motivação, conforto e paz.

A iluminação do ambiente quando mal dimensionada pode atrapalhar a produtividade e causar desconforto aos que estão presentes no local, a pouca iluminação deixa o ambiente escuro, entretanto a iluminação excessiva aumenta a sensação de cansaço, por isso é tão importante a realização de um projeto luminotécnico, ele visa sempre a melhor iluminação para cada ambiente.

Luminotécnico x Economia

O projeto Luminotécnico busca aliar a luz natural com a artificial, trazendo a melhor e mais barata iluminação para seu ambiente. Uma iluminação pensada com antecedência, estrategicamente, utilizando os melhores equipamentos e instalando-os corretamente, faz com que sua iluminação seja mais eficiente e consequentemente mais econômica, evitando gastos desnecessários.

Mas como é realizado esse tipo de projeto?

Para a realização de um bom projeto Luminotécnico é preciso pensar de forma estratégica no espaço onde o projeto será aplicado realizado, analisando as funcionalidades do local, a fim de buscar a luz perfeita para o ambiente.

O projeto muitas vezes é dividido em sistemas, sendo eles geral e secundário: o geral procura atender as funcionalidades do ambiente e quanto ao secundário trata-se do estilo que se deseja para o ambiente.

No momento da realização do projeto deve-se ter em mente o tipo de iluminação que será aplicada. “Ué, mas existe algum tipo de iluminação?”  A resposta para essa pergunta é sim, temos alguns tipos que devem ser levados em consideração em um bom projeto!

Tipos de Iluminação

1- ILUMINAÇÃO DIFUSA: Responsável pela iluminação geral esse tipo é a mais comum nos projetos. Com lâmpadas no teto distribuídas uniformemente busca deixar a iluminação com um nível mínimo de luminância determinada pela norma NBR 5413.

2- ILUMINAÇÃO DIRETA: Com o objetivo de dar a devida atenção a certo objeto ou superfície, podendo ser feita com luminárias, abajures e lâmpadas com feixe direcionado dando o foco que se busca. Esse tipo pode ser dividido em algumas situações como: 

          2.1 – ILUMINAÇÃO TAREFA: comumente usada para dar foco em planos de trabalho.

          2.2- LUZ DE DESTAQUE: utiliza-se uma iluminação mais forte para dar destaque a objetos, mais usados em vitrines e placas de publicidade ou de identificação de estabelecimentos no geral.

         2.3- LUZ DE EFEITO: Uma iluminação muito específica, utilizada quando se há um desejo de criar efeitos criativos com a luz, o melhor exemplo nesse caso são as formas das sombras.

 

3- ILUMINAÇÃO INDIRETA: A iluminação indireta é refletida por uma superfície, e assim se espalha pelo ambiente distribuindo uniformemente a luz de forma suave e agradável.

          3.1- ILUMINAÇÃO DECORATIVA: Utilizando lustres e arandelas o mais importante nesse caso não é a luz e sim o objeto decorativo que a produz.

Agora você já sabe um pouco mais sobre um projeto luminotécnico! Ficou alguma dúvida? Tem interesse em realizar um projeto?

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?